5 ideias criativas para aproveitar o espaço embaixo da escada


Hoje em dia, as casas e os apartamentos estão cada vez menores e, para se ter um local agradável de se viver, é necessário aproveitar todos os metros quadrados disponíveis. Um dos espaços mais desvalorizados é embaixo da escada. Nele, é possível criar diversos espaços com uma infinidade de funcionalide, sendo uma ótima forma de utilizar esse local que antes ficava vazio.

Segundo a coordenadora do curso de Design de Interiores do Núcleo Educacional de Design e Inteligência (NEDI), de Belo Horizonte (MG), Flávia Bizzoto, esse espaço deve ser reaproveitado principalmente em residências que possuem poucos metros quadrados. “Podemos instalar ali vários tipos de móveis com diferentes finalidades. Armários, estantes, prateleiras, nichos, adega, bar, home office, espaço para leitura, espaço kids e até um jardim”, sugere. De forma criativa, é possível criar qualquer cantinho que supra a sua necessidade.

Quanto ao material, a arquiteta e professora do Instituto da Construção de Ribeirão Preto, Fabi Rodrigues, afirma que as escadas de alvenaria são as melhores opções. “Para uma melhor otimização de espaços, a melhor opção é a escada de alvenaria, pois ela possibilita a transformação do local em novos cômodos”, reforça.

Para quem está construindo uma escada, a dica que a coordenadora dá é avaliar qual utilidade será dada para o espaço embaixo da escada. “No geral, as escadas retas com um só lance oferecem as melhores opções”, declara. Por isso, caso você queira um espaço maior, dê preferência a esse tipo de escada. 

1. Home Office


É possível fazer um escritório para a sua residência utilizando a área embaixo da escada. A dica dada por Flávia é para aproveitar o espaço mais alto para colocar a mesa e a cadeira e o espaço mais baixo da escada para os arquivos. Por se trabalhar sentado, não há problema em relação à altura da escada. Neste caso, a melhor opção é a escada reta de um lance só, pois assim você tem mais espaço para criar o seu home office.

2. Bar


Um local divertido e diferente para você fazer embaixo da sua escada é o bar. “Coloque a bancada mais baixa (com a altura de uma mesa) e cadeiras ou pufes. Na parte sob os degraus inferiores decore com algo de seu interesse”, é a dica da coordenadora Flávia. “É possível organizar as bebidas, bem como taças, copos e talheres, e é de grande valia para aquelas pessoas que gostam de receber amigos em casa. Além disso, transformar esse espaço em um bar cria um novo e agradável ponto de interesse à residência”, esclarece Fabi. Para os admiradores de vinho, há a opção de instalar uma adega embaixo da escada.

3. Estante de livros


Outra boa opção para se fazer embaixo da escada é criar uma estante para livros. Tanto em escadas maiores e mais retas quanto em escadas mais cheias de curvas, é possível aproveitar o espaço para criar um lugar para seus livros. Uma ideia é aproveitar os próprios degraus da escada para criar as prateleiras. “Se a escada for de madeira, é possível planejar a marcenaria de uma forma que ela possa abrigar uma estante, um rack para televisão, ou até um armário, integrados aos degraus e proporcionando unicidade visual”, explica Fabi.

4. Estante para tralhas


Tralha é algo que não falta em todas as casas. Porta-retrato, álbum de fotos, vasos, CDs, DVDs e etc, tudo isso, juntamente com uma estante, pode criar um ambiente interessante embaixo da escada. A ideia é usar da criatividade para fazer uma estante cheia de tralha, mas organizada para criar uma decoração e um local para armazenar esses itens que, muitas vezes, ficam jogados pela casa. Você também pode aproveitar os vãos da escada para criar as prateleiras de sua estante.

5. Aparador para TV


Se a sua escada for reta e tiver uma altura adequada, há a possibilidade de instalar o aparador da televisão embaixo da escada. “Se o sofá puder ficar em frente será um ótimo espaço para a TV. Só não será muito confortável se a circulação de pessoas ali for muito grande”, observa Flávia. Atendendo a essas especificações, você pode instalar a sua televisão e criar um ambiente charmoso e aconchegante para a sua sala e, também, para sua escada.

Fonte: Dicas de Mulher

Itabuna (73) 3215.8490

Ilhéus (73)  3222.8227

Itabuna (73) 3214.5767

Porto Seguro (73) 3268-8841

Porto Seguro (73) 3268-8842

© Copyright 2013 / 2017 Pai Mendonça   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Jorge Trabuco